Escritório de advocacia versus Coworking

Escritório de advocacia x Coworking

Quando pensamos nas atividades diárias de um advogado, logo vem à mente aqueles escritórios tradicionais, instalados em prédios chiques e com vários profissionais atendendo ao mesmo tempo.

Entretanto, com a mudança no mercado e a utilização de diversas plataformas online, cada vez mais os profissionais estão deixando de lado o aluguel de salas comercias para trabalharem em algum coworking.

Apesar de ser o sonho da maioria dos advogados, sejam eles iniciantes ou não, abrir o próprio escritório traz muitas preocupações, principalmente, da estrutura física da sede, o que envolve aluguel/compra do imóvel, impostos, contas de luz, água e telefone, material de escritório, mobília, entre outros.

O investimento inicial para abrir este tipo de negócio é alto, pois uma das características mais marcantes de escritórios de sucesso são os ambientes sofisticados.

Aproveite para conhecer melhor o nosso coworking em Santo Amaro

Por isso, colocamos abaixo as diferenças entre ter um escritório de advocacia e optar pelo coworking para advogados:

Foco: ao passo que trabalhar em casa pode causar dispersão, em escritórios tradicionais existem diversas pessoas que realizam atividades não-relacionadas, o que também favorece a distração. Um espaço de coworking limita você junto a alguns poucos colegas – tudo vai depender do serviço escolhido – e uma secretária, permitindo maior foco no trabalho e um menor risco de distração.

Redução de custos: embora os preços variem bastante de acordo com cada necessidade, a economia no coworking é significativa e incontestável. No modelo de coworking, também é possível escolher, por exemplo, por ter sala de reuniões, divulgação de endereço para correspondência e atendimento telefônico. Dessa forma, contrata-se somente o que se utiliza.

Conveniência: vamos começar com o alívio de poder sair de casa ou do apartamento, mas não precisar ir muito longe. Não é difícil encontrar espaços de coworking para locação e, por isso, é bem possível que você passe a trabalhar perto da sua casa, o que gera mais economia de dinheiro e tempo em trânsito.

Networking: durante um curto período, o advogado pode fazer contato com muitas pessoas quando compartilha um espaço de coworking, o que possibilita que você crie laços de amizade e construa relacionamentos profissionais valiosos para a carreira, seja na hora do cafezinho, do almoço ou mesmo em um happy hour casual depois de um dia de trabalho puxado.

Por isso, o que acha de deixar de lado o modelo tradicional dos escritórios de advocacia e partir para o ambiente do coworking?

Saiba mais