O coworking é um espaço físico que pode ser compartilhado por várias empresas, profissionais liberais e freelancers. Além de dividir as despesas gerais, como luz, aluguel, você e sua empresa podem compartilhar várias áreas em comum, como refeitório, auditório, recepção e, o mais interessante, trocar experiências com outros profissionais e empresas e ampliar a sua rede de relacionamento.
O termo surgiu no final dos anos 90, com um designer de games chamado Bernie de Koven, que estava interessado em conhecer como acontecia o trabalho on-line. Alguns anos depois, nos Estados Unidos, dois empreendedores criaram a Hat Factory, com a ideia de compartilhar o espaço usado por eles com outros profissionais.
E como funciona o coworking?
É muito simples. Você aluga uma estação de trabalho de acordo com as suas necessidades e recebe, também, serviços e facilidades como recepção, internet, estrutura física, como auditório, sala de reuniões e estacionamento. Tudo depende do que você precisa – há, no mercado, planos por hora, por mês e, até, anuais.
Mas, será que o coworking é uma boa opção para o seu negócio?
Muito comum entre pequenos negócios de TI, de comunicação e de profissionais como advogados, arquitetos, coaches, engenheiros, designers, há vários coworkings temáticos sendo criados no Brasil. Tanto você pode buscar empresas da mesma área e somar forças, quanto de áreas totalmente distintas para compartilhar serviços. As possibilidades são muitas.
E quais os serviços oferecidos pelo coworking?
Salas privativas: úteis caso você necessite de um ambiente reservado para atender seus clientes ou para pequenas empresas, que precisem de espaço para abrigar de três a cinco funcionários.
Internet: sistema avançado de conexão para deixar os usuários com toda a estrutura completa na hora de elaborar os seus projetos de forma online.
Escritório Virtual: com ele, você vai ter o gerenciamento de ligações, correspondência e recados, endereço físico e fiscal.
Estações Compartilhadas: a grande mesa compartilhada será uma grande experiência para interação com os demais profissionais do escritório.
Recepção: Sem precisar contratar ninguém, no coworking você e seus clientes serão bem recebidos. Na recepção, também, serão gerenciadas suas correspondências e ligações.
Salas de reunião: espaço reservado, com mesas, cadeiras e monitor para projeção de apresentações.